Torta de Berinjela

 

A Torta de berinjela é uma das receitas mais tradicionais aqui do Hospital Nossa Senhora das Graças. Além da torta ser uma delícia, o ingrediente principal é a berinjela, rica em fibras, antioxidantes e vitamina C. Com baixa caloria e isento de gorduras, equilibra o nível de glicose e gera saciedade. Nesse prato, ela foi refogada rapidamente na panela, não perdendo suas propriedades.

Ingredientes para o Recheio:

– 3 berinjelas médias

– 4 tomates médios

– 1 cebola média

– Azeitona picadinha, cheiro verde, orégano, sal à gosto.

– 3 ovos cozidos.

Ingredientes para a Farofa:

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparar a farofa: Junte a farinha e a manteiga, misturando com as mãos, até formar uma farofa úmida ( se precisar acrescente mais manteiga, até dar o ponto).

Modo de preparar o Recheio: Descasque as berinjelas e corte-as em cubinhos. Corte o tomate e a cebola em cubinhos. Numa panela coloque um pouquinho de óleo, refogue a cebola e o tomate, em seguida acrescente a berinjela e refogue ligeiramente. Acrescente os temperos , a azeitona e os ovos cozidos e picados.

Modo de montar a Torta: Forre a forma com metade da farofa. Coloque o recheio e acrescente por cima o restante da farofa. Leve ao forno pré aquecido a 180°C , por aproximadamente 10 minutos, ou até dourar.

Quem trouxe a receita ao Hospital foi a nossa nutricionista Rosangela Teodorovicz. No vídeo a preparação é feita pela nossa cozinheira Roseli Rocha, com auxílio de nossas nutricionistas Nelci Tess e Carla Jankowski. Bom apetite!

Voltar