Informações Úteis

Antes de vir ao hospital, algumas informações são importantes para que as mamães e papais fiquem mais tranquilos no momento do nascimento de seu bebê.

Agendamento da Data do Parto

O agendamento da data do parto é feito diretamente pelo médico ao HNSG. Após o agendamento, a mãe deverá marcar a consulta pré-anestésica e providenciar a liberação do convênio.

Consulta Pré-Anestésica

A preparação para o parto é muito importante e a consulta pré-anestésica contribui para o sucesso do procedimento. É importante que a mãe realize antecipadamente a sua consulta, a partir da 32ª semana de gestação. O telefone para agendamento é o (41) 3240-6832.

Acesso ao HNSG

O acesso das gestantes para a consulta pré-anestésica e parto agendado é pela Rua Alcides Munhoz, 433 – Mercês. A liberação das guias do convênio pode ser feita diretamente pela paciente ou pelo Hospital.

Nos partos normais ou de emergência, como não são agendados, a chegada da mãe deve ser pela entrada do Pronto-Atendimento Obstétrico (acesso pela Rua Rosa Saporski, 229 – Mercês). Depois disso, a paciente será encaminhada para o Centro Obstétrico. Enquanto o acompanhante realiza o processo de internação, a paciente é encaminhada para a sala de pré-parto.

Documentos

A mãe precisa trazer no dia do parto os seus exames complementares, carteirinha do convênio médico, RG, CPF, carteirinha do pré-natal e documentos pessoais do acompanhante/responsável.

Upgrade de Acomodação

Para Upgrade de Acomodação, é necessário entrar em contato com o Setor de Orçamento do HNSG, pelo telefone (41) 3240-6819 de 2ª a 5ª, das 8h às 18h e na 6ª das 8h às 17h. Ou pelo email: orcamento@hnsg.org.br

Entrada de Acompanhante na Sala de Parto

Somente depois da anestesia é que o pai ou o acompanhante escolhido pela mãe pode entrar na sala de parto. Após o nascimento, o bebê é atendido pelo médico pediatra de plantão. Quando autorizado, o pai pode acompanhar esse atendimento. A mãe permanece no Centro Obstétrico para o término do procedimento.

Banho do Bebê

O primeiro banho do bebê é realizado na sala de banho que fica na maternidade, após 6 horas do seu nascimento. os demais banhos serão realizados diariamente, no quarto.

Testes no Bebê

Serão realizados no bebê, os testes do pezinho, olhinho, coraçãozinho e orelhinha. Muito importantes para a identificação de doenças que diagnosticadas precocemente, permitem à criança um melhor desenvolvimento. Durante a internação, a fonoaudióloga passará no quarto para fazer o teste da orelhinha. O pediatra fará o teste do olhinho. Por último, 48 horas depois do nascimento, a equipe de enfermagem realizará o teste do pezinho. O diagnóstico desses testes estará relatado na carteirinha do bebê, exceto o teste do pezinho que o resultado poderá ser consultado no site da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional – FEPE.

O teste do pezinho (molecular ou master) não é incluso no plano. O valor pode ser consultados no Setor de Orçamento, pelo telefone (41) 3240-6819 ou Whatsapp: (41) 99139-5360.

Cartório/Registro do Bebê

No segundo dia de internação, será fornecido o documento de nascimento do bebê para fazer o registro no cartório. O Cartório Mercês é o mais próximo do HNSG e fica na Av. Manoel Ribas, 1395 – Mercês.

Doulas

É autorizado que doulas acompanhem o parto, sendo necessário realizar o cadastro na Secretaria Médica do HNSG, nas segundas e quartas-feiras, das 09h às 12h. Telefone: (41) 3240-6830.

Fotografia/ Filmagem do Parto

É permitido filmagem e/ou fotos do parto pelas empresas credenciadas no HNSG.

Internação

Na maternidade do HNSG, mamãe e bebê ficam juntos, ou seja, o berço do bebê fica no quarto. O HNSG não possui berçário.

O que trazer: O HNSG disponibiliza uma lista de enxoval com o que trazer para a mãe e o bebê. Se desejar, é permitido trazer enfeites de porta para decorar o quarto da maternidade e lembrancinhas para os visitantes.

Flores: Para não correr o risco do pólen das flores causar alergia ao bebê, e devido normas do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HNSG, as flores que as mães costumam ganhar de presente dos visitantes devem permanecer no corredor, ao lado da porta do quarto.