Serviço de Cirurgia Robótica

O Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Nossa Senhora das Graças conta com o da Vinci Xi, o robô mais moderno do mundo. O HNSG é o hospital pioneiro do sul do país a implantar a tecnologia em que é possível utilizar o sistema de robótica para cirurgias de diversas especialidades médicas.

Entre os procedimentos realizados no HNSG, alguns já são pioneiros no Estado, como a realização da primeira lobectomia pulmonar – retirada de câncer no pulmão; o primeiro bypass gástrico – cirurgia bariátrica; e a primeira hepatectomia – retirada de câncer de fígado.

A cirurgia robótica ou robô assistida é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, onde o cirurgião utiliza controles manuais, semelhantes a um “joystick” para realizar a cirurgia. O médico simula os movimentos da cirurgia tradicional, replicados em tempo real e alta precisão pelo robô, que possui quatro braços, telecomandados pelo cirurgião que permanece numa mesa de controle. Com uma visão de alta qualidade, a tecnologia alcança órgãos de difícil acesso e realiza movimentos precisos através de pequenas incisões no corpo.

Um dos principais benefícios é em relação a recuperação dos pacientes. Devido a menor manipulação do campo cirúrgico, o sangramento é menor e a recuperação é mais rápida.

Para utilizar o robô, o médico precisa ser certificado, o que consiste em curso teórico, além de treinamentos práticos e em simuladores. O Serviço de Robótica do HNSG também conta com uma equipe de apoio altamente qualificada.