Banco de Sangue

Banco de Sangue referência em Curitiba

O Banco de Sangue Instituto Pasquini de Hemoterapia e Hematologia, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, realiza atendimento a doadores e a pacientes que precisam de cuidados hemoterápicos. Em área própria, que oferece conforto aos clientes, o serviço conta com equipe de médicos e profissionais de saúde especializados em hemoterapia e hematologia.

O Instituto Pasquini possui  foco na qualidade total do sangue, participando de programas de controle de qualidade externo e realização de controle de qualidade interno dos hemocomponentes produzidos.

Atendimentos Realizados:

  • Transfusões;
  • Aféreses Terapêuticas e não terapêuticas: Plaquetaférese, Plasmaférese, Fotoferese e Leucaférese (Célula tronco Hematopoiética periférica, Linfócitos e Granulócitos);
  • Pacientes em programa de transplante de medula óssea;
  • Atendimento de intercorrências relacionadas à transfusão;
  • Procedimentos de Coleta, Processamento e Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas Periféricas, Medula Óssea, por meio da utilização de equipamentos de alta tecnologia.

 

 

O Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora das Graças iniciou suas atividades em 1957.

Inicialmente, as coletas de sangue eram feitas por meio de doações das próprias famílias dos pacientes hospitalizados. Com o aumento da procura dos recursos hospitalares pelo pacientes, desenvolveu-se conjuntamente técnicas para a melhoria do uso do sangue e seus derivados e a verificação das doenças transmitidas pelo mesmo. E, com o passar dos anos a medida que o HNSG crescia, foi necessário também ampliar o serviço.

Hoje, o banco de sangue faz parte do Instituto Pasquini de Hemoterapia e Hematologia, desenvolvendo-se consideravelmente nos últimos anos, sendo reconhecido pela qualidade nos serviços prestados.

Assista a campanha que fizemos junto de nossos pacientes a respeito da doação de sangue. clique aqui.