HNSG recebe prêmio de excelência em investimento

Na foto, as equipes de logística, engenharia, tecnologia da informação e farmácia, diretamente envolvidas no projeto junto a diretoria do HNSG.

Premiação reconhece a implantação do correio pneumático no hospital.

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) recebeu, durante o Fórum Healthcare Business, que ocorreu no último final de semana, em Guarujá (SP), o Prêmio de Excelência 2019 na categoria investimento, devido a implantação no hospital da tecnologia correio pneumático.

A premiação visou homenagear instituições de saúde que obtiveram alta performance em diversas vertentes de gestão, totalizando 13 categorias com três ganhadores em cada. “O investimento em tecnologia é um dos pilares do HNSG, que está sempre focado na qualidade e segurança assistencial. A premiação foi muito importante, pois é um reconhecimento pelo trabalho de várias equipes do hospital que se dedicaram nesse projeto, como engenharia, farmácia, tecnologia da informação, sob a coordenação da diretoria administrativa, que alinhou todo o trabalho”, diz o diretor executivo do HNSG, Flaviano Feu Ventorim.

Em funcionamento há dois anos no HNSG, o correio pneumático é um sistema de distribuição a vácuo, instalado em todo o hospital, para transporte de medicamentos e materiais via tubos, por meio de cápsulas. A tecnologia, gerenciada por um software, torna a distribuição mais rápida e prática, agregando valor especialmente para medicações em que o paciente necessita com urgência.

Como a tecnologia funciona

Por meio de uma estação de envio, os colaboradores da Farmácia Hospitalar colocam os medicamentos prescritos para os pacientes em uma cápsula especial, que possui capacidade de 3 a 5 kg. Essa cápsula, devido a um sistema de codificações já identifica para qual estação de recebimento deve levar o medicamento, andares de internação, UTIs, Centro Cirúrgico ou pronto-atendimento.

Após inseridas na tubulação, as cápsulas são impulsionadas por ar comprimido em uma velocidade de até 10 metros por segundo, chegando ao destino em no máximo dois minutos. A cápsula viaja com velocidade controlada e um colchão de ar freia pneumaticamente a chegada na estação de recebimento, garantindo a integridade do item transportado. Com o sistema de supervisão, é possível acompanhar o funcionamento e todos os envios em tempo real por meio de um monitor.

Além das entregas e devoluções de materiais e medicamentos, outros itens podem ser enviados por meio das cápsulas, como amostras de laboratório, quimioterapias e documentos entre as áreas. A velocidade da entrega traz grandes melhorias na rotina da equipe da assistência, além disso, a tecnologia permite que os medicamentos sejam enviados de formas fracionadas, no horário próximo da administração ao paciente, evitando desperdícios caso tenha alteração na prescrição.

Momento da entrega da premiação durante evento que ocorreu em São Paulo.

Voltar