UTI encantada

Crédito Foto: Estúdio e Cia

HNSG faz homenagem para bebês prematuros

Mães de bebês prematuros internados no Hospital Nossa Senhora das Graças foram surpreendidas em visita à UTI Neonatal,  com seus filhos vestidos de príncipes e princesas. Foi uma homenagem do Hospital a esses pequenos grandes guerreiros, no mês em que se celebra o Dia Mundial da Prematuridade.

As roupinhas foram confeccionadas pelas costureiras do hospital e a equipe de enfermagem organizou tudo, sem que as mães soubessem. “Tentamos proporcionar um dia diferente para elas, um estímulo e entusiasmo para que se sintam mais encorajadas no decorrer da caminhada que ainda tem para muitas. E realmente foi um dia bem diferente. Tiramos o foco dos aparelhos, da monitorização que fica ali o tempo todo apitando, para que elas pudessem ver seus filhos de uma forma diferente”, comenta a enfermeira da UTI Neonatal do HNSG, Bárbara Cristina da Silva.

Logo que as mães viram os bebês a emoção tomou conta da UTI. “É a primeira vez que estou vendo ele assim vestidinho com uma roupinha. É um carinho nos incentivando a ter fé e esperança que tudo vai dar certo. Eu adorei a surpresa, foi maravilhoso”, disse Ariane Ribeiro, mãe do Isaque que nasceu com 28 e agora está com 33 semanas.

O dia especial na UTI neonatal do HNSG contou com o apoio da Dreams and Magic Alta Performance com a visita da Branca de Neve e do Príncipe, Estúdio e Cia que fotografou os bebês para as mamães e a Festa do Pijama que decorou as incubadoras.

Prematuridade e fatores de risco

O bebê prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. A pediatra do HNSG, Dra. Ligia Kern, explica que vários fatores podem contribuir para um parto prematuro. “O que a gente vê que é mais comum é a mãe com hipertensão, gestação de múltiplos como trigêmeos e os extremos da idade reprodutiva, como mães adolescentes ou acima de 40 anos são as que possuem mais risco de ter um bebê prematuro. O nosso objetivo hoje é salvar a criança com o mínimo de sequela possível “, explica a médica.

Voltar