São Vicente de Paulo

Filho de camponeses franceses, Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581, em Pouy, no Sul da França. Desde pequeno era muito generoso, guardava o rebanho, partilhava com aqueles que tinham menos e prezava mais pelo ato de dar do que receber.

Após sua ordenação sacerdotal, padre Vicente chega a Paris, onde é nomeado capelão da rainha Margarida, que lhe dá prestígio e bons cargos junto aos nobres. Porém, com a miséria material e espiritual do povo no campo, causado pela peste, começa a perceber os problemas dos pobres e esquece dos seus planos de ser rico e importante, iniciando um caminho de conversão. Para atender as situações da pobreza, organiza a Primeira Confraria da Caridade, em 1617.

Em 1633, juntamente com Luísa de Marillac, funda a Companhia das Filhas da Caridade, que reúne mulheres decididas a se doarem a Deus para servir aos menos favorecidos. O padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 1737 e declarado patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.

Conheça a Santa Luísa de Marillac

Voltar