Robô Da Vinci XI já chegou no HNSG

O Robô Da Vinci XI, tecnologia mais moderna do mundo para realização de cirurgias de alta complexidade, já está em Curitiba. O robô foi produzido nos Estados Unidos (EUA), e desembarcou no Brasil na semana passada, chegando ontem (9) no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

O HNSG é o primeiro hospital do sul do país a adquirir sua mais recente versão que irá beneficiar diversos pacientes. “Foram dois anos refletindo sobre a compra do equipamento, e no ano passado nós tomamos a decisão. Nossa missão sempre foi cuidar da vida e cuidar bem, por isso resolvemos assumir esse projeto que é audacioso, pensando principalmente nas pessoas que vão se beneficiar e acreditamos que o robô irá fazer o diferencial na assistência dos nossos pacientes”, diz a diretora geral do HNSG, Irmã Maria de Fátima Sobral.

O Da Vinci funciona por meio de controles manuais, semelhantes a um joystick, e permite ao cirurgião controlar os braços robóticos tendo uma visão de alta qualidade, podendo alcançar órgãos de difícil acesso e realizar movimentos precisos através de pequenas incisões no corpo.O médico simula os movimentos da cirurgia tradicional, replicados em tempo real e alta precisão pelo robô, que possui quatro braços, telecomandados pelo cirurgião que permanece numa mesa de controle.

Para o diretor executivo do HNSG, Flaviano Feu Ventorim, a aquisição desse equipamento coloca o Hospital num patamar diferenciado. “São poucos os hospitais no Brasil que têm cirurgia robótica e tão pouco o modelo XI. Dessa forma, Curitiba sai à frente no mercado de saúde”, orgulha-se o diretor.

Leia mais sobre o robô: https://www.hnsg.org.br/curitiba-ganha-ultima-versao-do-robo-da-vinci/

Voltar