PROTOCOLOS DE CIRURGIA SEGURA

Os pacientes cirúrgicos e obstétricos que internam no Hospital Nossa Senhora das Graças, passam por rigorosos protocolos que garantem aos procedimentos ainda mais segurança. Tratam-se de diretrizes alinhadas pelo programa mundial “Cirurgia Segura Salva Vidas”, da Organização Mundial de Saúde, com objetivo de minimizar os riscos e evitar complicações durante e após as cirurgias.

Protocolos de Cirurgia Segura do HNSG foram desenhados para integração entre o cirurgião, anestesiologista e os diferentes setores, incluindo pré-internação,internação, avaliação pré-anestésica e de enfermagem, unidades de internação e centro cirúrgico. Com estes protocolos, utilizados no mundo todo, os pacientes sentem-se ainda mais amparados em um momento tão delicado de sua vida.

Além do paciente do HNSG ser orientado sobre os riscos decorrentes do procedimento que irá realizar, será preenchido um checklist em seu nome. Neste, equipe multidisciplinar preenche sequencialmente, por repetidas vezes, dados para checagem detalhada referente a: Paciente certo, Procedimento certo e Local e Lado certo.

Voltar