• PA Pediátrico é de 01h38min | PA Adulto é de 01h02min
  • Aconteceu

    Primeira Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço do Paraná é realizada no HNSG

    Primeira Cirurgia Robótica da especialidade de Cabeça e Pescoço do Paraná, no HNSG, contou com médicos de outros Estados.

    O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) realizou a primeira cirurgia robótica da especialidade de Cabeça e Pescoço do Paraná. A cirurgia foi uma ressecção de uma lesão na base de língua, que estava localizada na porção mais posterior da cavidade oral, local de difícil acesso cirúrgico e que, sem o uso do sistema robótico o procedimento seria de muita dificuldade.

    “O robô nos permite pela angulação da câmera e do sistema articular das pinças a ter acesso a essa região que, ou eu não teria, ou o acesso causaria muito mais morbidade para o paciente”, explica Dr. Guilherme Reimann Agne, cirurgião de Santa Catarina que realizou a primeira cirurgia no HNSG.

    Também participaram do procedimento, cirurgiões de cabeça e pescoço de outros estados – Dr. Gustavo Nunes Bento, de Santa Catarina; Dr. Renan Bezerra Lira, de São Paulo e Dra. Glenda Morgana Borges de Goiânia. A cirurgia contou ainda, com o anestesista do HNSG, Dr. Thiago Lima Barreto da Serra E Silva, e  equipe de enfermagem da robótica do HNSG.

    Com a ajuda do robô Da Vinci Xi, que possui quatro braços telecomandados pelo cirurgião por meio de uma mesa de controle com visão 3D e alta definição da área cirúrgica, os médicos realizaram pequenas incisões, similares a de uma videolaparoscopia, e corrigiram a lesão. Os instrumentais com tecnologia avançada, auxiliam o cirurgião a realizar procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade, amplitude e controle do que seria possível com técnicas tradicionais.

    Dr. Agne explica que, as principais cirurgias robóticas da especialidade de cirurgia e cabeça e pescoço que podem ser realizadas são as ressecções que são feitas pela boca – amígdala, base de língua, região superior da laringe; cirurgias também de tireoide que são feitas escondendo a cicatriz devido ao acesso do robô por dentro da boca; ou esvaziamentos cervicais.

    A cirurgia foi realizada no Hospital Nossa Senhora das Graças por contar com a última versão do robô. “O HNSG conta com o sistema robótico Xi que é um sistema mais avançado e também sempre fomos muito bem recebidos aqui”, disse Dr. Agne.

    Publicado por Mônica Neves, em 14/08/2023.

     

    Voltar