Exame Digital do Olhinho é realizado no HNSG

Complementar ao Teste do Olhinho, exame diagnostica até 20 doenças oculares.

O Teste do Olhinho, ou do Reflexo Vermelho, é obrigatório por lei, e faz parte da triagem neonatal, devendo ser realizado ainda na maternidade em todos os recém-nascidos, antes da alta médica.
Em parceria com o Programa Juntos pela Visão Infantil Paraná, o Hospital Nossa Senhora das Graças agora conta com a realização de mais um exame aos recém-nascidos, o Exame Digital do Olhinho.

É um exame complementar, feito com um retinógrafo de última geração (RetCam) que faz o diagnóstico também de outras doenças que o Teste do Olhinho não consegue detectar, podendo ser realizado em prematuros, recém-nascidos e crianças de até 5 anos – mas o ideal é que ele seja feito nos primeiros dias de vida do bebê, pois quanto antes diagnosticado o problema, maiores as chances de tratamento. O RetCam permite avaliar 130° do fundo do olho e, assim, detectar precocemente 20 doenças oculares, inclusive, a Retinopatia da Prematuridade (ROP), principal causa de cegueira em recém-nascidos prematuros.

Cegueira infantil

O Brasil registra anualmente cerca de 33 mil crianças com perda de visão no país, quase 1/3 desses problemas poderiam ser tratados se detectados previamente.

Uma das doenças que mais preocupam pais e médicos neonatais é a Retinopatia da Prematuridade (ROP), principal causa de cegueira em recém-nascidos prematuros. Trata-se de um distúrbio ocular que afeta a retina principalmente de crianças prematuras. Ela destrói a estrutura ocular, impossibilitando que a imagem seja captada pelo olho e levada até o cérebro. Os pequenos vasos sanguíneos no fundo dos olhos (retina) do bebê prematuro crescem de maneira anormal. Em casos mais graves, o crescimento rápido e atípico dos vasos pode causar o descolamento da retina e a perda de visão.

Em países como Estados Unidos e Índia, o RetCam é utilizado para avaliação e segmento da Retinopatia da Prematuridade (ROP) há mais de dez anos, tendo sido inclusive incluído na última classificação internacional da Retinopatia da Prematuridade (ROP).

SERVIÇO:
Juntos Pela Visão Infantil Paraná – Programa de conscientização sobre a importância de um diagnóstico ocular completo e precoce em recém-nascidos, tanto prematuros quanto nascidos a termo.

Site: https://www.juntospelavisaoinfantilpr.com.br/

Agendamento e informações sobre o exame: (41) 3779-7444

Voltar