Estudo no HNSG de nova medicação substitui a aplicação diária de insulina por uma vez na semana

A insulina é um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Em alguns pacientes com diabetes tipo 2, o pâncreas torna-se incapaz de fabricar insulina em quantidade suficiente para controlar os níveis de açúcar, por isso, a aplicação de insulina uma ou mais vezes ao dia acaba sendo rotina para algumas pessoas que possuem a doença – quando os medicamentos já não são mais suficientes para controlar os níveis de glicose no sangue e evitar suas complicações.

Com o objetivo de estudar uma nova medicação – a insulina icodec, que será administrada apenas uma vez por semana, o Centro de Diabetes Curitiba (CDC), localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, busca pessoas com diabetes tipo 2 para participar de uma pesquisa clínica que vai comparar a insulina a ser estudada com outras medicações disponíveis no mercado e que são utilizadas uma vez ao dia.

“Normalmente as pessoas com diabetes tipo 2, que precisam de insulina, fazem o uso de no mínimo uma injeção ao dia e com o novo tratamento que estamos realizando na pesquisa a injeção diária é substituída pela semanal, oferecendo o mesmo controle da doença, com mais conforto e qualidade de vida”, explica o o endocrinologista do CDC e coordenador do estudo, Dr. André Vianna. Segundo o médico, a nova medicação já passou por testes menores e se mostrou bastante eficaz e segura. “Agora estamos fazendo estudos maiores no mundo inteiro, para que essa insulina realmente possa ir para o mercado”, afirma.

Para participar do estudo, o interessado dever ter diabetes tipo 2, ser maior de 18 anos, e nunca ter feito tratamento com insulina. Os participantes que possuírem perfil para participar do estudo terão tratamento gratuito durante a pesquisa. A pesquisa dura oito meses e o paciente deve comparecer ao centro especializado ao longo deste período.

Serviço: Pesquisa Clínica para pessoas com Diabetes Tipo 2
Informações: pelo (41) 98504-2936
Local: Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Endereço: Rua Profª Rosa Saporski 229, 4º andar – Mercês

Voltar