Como é a doação de medula

Saiba como funciona a doação de medula, um gesto que pode salvar vidas.

Quando um paciente necessita do transplante, realiza-se uma pesquisa de compatibilidade inicialmente entre seus familiares, colhendo amostras de sangue de seus pais e irmãos. A possibilidade de um irmão ser totalmente compatível é de 25% e entre os pais é inferior a 5%.

Se não houver possibilidade de existir um doador familiar, a alternativa é procurar um doador compatível nos registros de doadores voluntários de medula. No Brasil,o REDOME (Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea), instalado no INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro, coordena a pesquisa de doadores tanto brasileiros, quanto estrangeiros.

O doador deve ter um grau de compatibilidade aceitável com o receptor/paciente. O ideal é que seja totalmente compatível, mas em certas situações, pode ser utilizado um doador com algum grau de incompatibilidade. Tudo depende da situação clínica do paciente e, consequentemente, da urgência em se realizar o transplante.

A chance de ser encontrado um doador HLA compatível varia em função das características genéticas do receptor, podendo variar de 1 para 1000 a 1 para cada 1 milhão. O Hospital Nossa Senhora das Graças é referência internacional em Transplante de Medula Óssea (TMO). O procedimento é realizado quando a Médula Óssea doente ou deficitária é substituída por células normais de Medula Óssea, no intuito de reconstruir uma medula saudável. O transplante é indicado no tratamento de diversas doenças, não somente hematológicas, e, ainda ser realizado em crianças ou adultos.

A doação

A coleta de Medula Óssea para o doador é simples e com riscos pequeno. O doador é entrevistado previamente ao procedimento, onde é examinado e são solicitados diversos exames que confirmam seu bom estado de saúde para a realização da coleta. Os riscos estão relacionados à necessidade de anestesia.

Se for utilizada a Medula Óssea, retira-se aproximadamente 10 a 15ml/kg do peso do receptor, e esta medula se recompõe completamente dentro de poucas semanas.

Passo a Passo

O paciente precisa de transplante e não há compatibilidade entre a família;

É realizada a pesquisa entre doadores cadastrados no REDOME a procura de um doador com HLA compatível;

Se a compatibilidade for confirmada, você será chamado para decidir quanto à doação;

Seu atual estado de saúde será então avaliado e alguns exames de sangue serão realizados;

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por um míni o de 24 horas.

 

 

Voltar