Hospital Nossa Senhora das Graças
Resp. Socioambiental
HNSG: CUIDANDO DA SAÚDE DO PLANETA

Como parte do nosso planejamento estratégico, investimos em ações de responsabilidade socioambiental, educando os colaboradores e beneficiando a comunidade. Nossa relação com meio ambiente é de gratidão, respeito e responsabilidade. Por isso, aproveitar e utilizar os recursos de maneira sustentável é nosso compromisso.

As metas que traçamos, as iniciativas que tomamos e as ações que desenvolvemos são de vital contribuição para garantir a saúde de todos. Nossa preocupação é cuidar das pessoas hoje, sem descuidar do planeta, preservando o amanhã das próximas gerações.

Conheça nossas principais ações em benefício do meio ambiente:

ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA

Desde 2007, as caldeiras do HNSG são abastecidas por gás natural ao invés de óleo diesel, fruto de um importante investimento realizado pela Instituição, que reduz custos e beneficia diretamente o meio ambiente.

Benefícios do gás natural:
Produz combustão limpa, que melhora a qualidade do ar, diferente de outras formas de energias poluidoras como carvão, lenha e óleo combustível;
Não necessita de estoque, eliminando riscos de inesperados vazamentos e explosões, decorrentes do armazenamento de combustíveis;
É comercializado com enxofre para caracterizar um cheiro, garantindo a identificação de possível vazamento.

Eficientização Energética

Todas as lâmpadas, refrigeradores frigobares e aparelhos de ar-condicionado do HNSG passaram por um processo de Eficientização Energética, realizado em parceria com a Copel.

A implantação do projeto no Hospital, exigiu antecipadamente um rico estudo de amostragem e cálculos referentes ao desempenho de alguns equipamentos e luminárias do hospital. E, a partir disso, foi definida a substituição de todos os aparelhos de ar-condicionado e refrigeradores frigobares, com mais de 10 anos, localizados nos quartos, por equipamentos novos com selo PROCEL e eficiência classe A. E, também, a troca de luminárias por modelos que são reflexivos.


Benefícios da Eficientização:
Economia de mais de 5% ao mês no consumo de energia elétrica;
Redução do desperdício;
Mais luminosidade nos ambientes;
Atualização de tecnologia;
Minimização do impacto ambiental gerado pela emissão de gases poluentes na atmosfera, decorrentes dos aparelhos de refrigeração antigos.

Tecnologia Consciente: certificado de contribuição ao meio ambiente

O Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu a Certificação Selo Verde, do instituto Mais, pelo uso do aparelho de esterilização Sterrad, desenvolvido pela Johnson’s. A instituição conta com dois aparelhos Sterrad 30l e 100l e é referência em esterilização no Estado.


Benefícios da utilização do Sterrad:
Não utiliza água;
Não emite resíduos tóxicos;
Consome apenas 6% da energia elétrica em relação às autoclaves tradicionais - equipamentos para esterilização a vapor.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Durante o ano de 2010, os colaboradores do HNSG tiveram a oportunidade de participar de uma caminhada especial pela Saúde do Planeta e de palestras educativas sobre redução do consumo de água e racionalização de energia elétrica. Estimular a preocupação com sustentabilidade é um dos objetivos do HNSG para com seus colaboradores.

HNSG como exemplo

O case do HNSG sobre a eficiência energética foi apresentado pelo setor de engenharia do HNSG no Fórum de Eficiência Energética da América Latina, em São Paulo (EEF LatAm 2010).

Identidade Ambiental

Com o olhar sobre o futuro do planeta, o HNSG criou uma identidade especial para ilustrar as ações desenvolvidas pela Instituição em benefício ao Meio Ambiente. Com o slogan HNSG: Cuidando da Saúde do Planeta, a logomarca é baseada na marca da Instituição e ilustrada com árvore e água.

1º Caminhada pela saúde do Planeta

Como forma de motivação e incentivo aos colaboradores, o HNSG implantou camisetas e squeezes personalizados com a logomarca de responsabilidade ambiental da Instituição. Os squeezes, substituirão os copos de plásticos, visando a redução do consumo de copos, em benefício ao planeta.

A entrega destes presentes foram motivadas com uma caminhada no Parque Barigui, 1º CAMINHADA PELA SAÚDE DO PLANETA, reunindo colaboradores e familiares em momento agradável.

LIXO E RECICLAGEM

Ao observar pelas janelas do HNSG o telhado da Instituição, é possível verificar um revestimento diferenciado na cobertura do Hospital. Trata-se de 1400 m² de novas telhas, 100% recicladas, a partir de tubos de creme dental, que garantem além de benefícios ao meio ambiente, diferenciais à Instituição e seus clientes.

Benefícios das Telhas Ecológicas:
Retém de até 40% da temperatura externa;
Alta resistência (não trincam, nem quebram);
Semi-acústica;
Antimofo e antifungos;
Não propaga chamas.

Fabricação:

Após a utilização de tubos de creme dental pelas pessoas, os mesmos são dispensados em lixões e aterros sanitários da cidade, pois há falta de interessados em sua reciclagem. Portanto, a utilização desse material na fabricação de telhas é uma importante atitude ao cuidado do meio ambiente. O processo de transformação não utiliza nenhum produto químico para aglutinar o material.

Compartilhe
twitter
facebook
Envie para um(a) amigo(a)