Hospital Nossa Senhora das Graças
Qualidade e Segurança
INOVE HNSG

INOVE. A vida nos convida a inovar todos os dias, em todas as áreas de nossas vidas. Não é diferente no Hospital Nossa Senhora das Graças. Cumprir as rotinas já não basta para uma estrutura que pede inovações, novos pensamentos e criações. Além de atender o cliente, buscamos surpreendê-lo e encantá-lo.

A ONA reconhece a excelência da instituição de forma integrada e ampla, valorizando a sua capacidade em inovar, criar valor, melhorando seu desempenho continuamente.

A campanha INOVE desenvolvida pelo HNSG é um estimulo à vontade de INOVAR dentro do dia-a-dia dos colaboradores da Instituição. Para criação de novas ideias e soluções de diferenciações nos processos.
Conheça as principais inovações desenvolvidas nos últimos anos:


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
*Manuais e Apostilas
Criação de identidade visual padronizada para manuais e apostilas, com capas personalizadas para cada área, transmitindo amis seriedade e profissionalismo à estes documentos.

*Logomarcas Personalizadas
Adaptação da logomarca HNSG para representar e identificar setores e ações, reforçando a marca do hospital na mente do consumidor.

*Parcerias de Marketing
Fechamento de parcerias em eventos culturais, esportivos e com empresa de turismo, aplicando a divulgação da marca do HNSG.
CENTRO CIRÚRGICO
*Protocolo de Cirurgia Segura
Implantação do Protocolo com a confirmação de todos os itens relacionados ao paciente que será submetido ao procedimento cirúrgico proporcionando maior segurança na realização das cirurgias

*Placas de cautério descartáveis
Aquisição de placas de eletrocautério com melhor aderência a pele, garantindo maior segurança ao paciente.

*Novos Equipamentos
Aquisição de mesas cirúrgicas, trepanopneumático para neurocirurgia, aparelhos de eletrocautérios, microscópio para neurocirurgia, perfurador pneumático para cirurgias da ortopedia visando aperfeiçoar tecnologia e oferecer melhores serviços aos clientes.
CENTRAL DE MATERIAIS DE ESTERILIZAÇÃO
*Aquisição de Equipamentos
Aquisição da Esterilizadora Sterrad e Lavadora ultrassônica para canulados proporcionando a redução do ciclo de esterilização e efetiva limpeza de instrumental canulado.

*Pacote Teste Desafio
Adoção do pacote teste desafio utilizado para a realização dos testes químicos e biológicos das autoclaves, seguindo as orientações da AAMI, garantindo mais segurança no processo.

*Instrumentais Cirúrgicos
Implantação do sistema de identificação dos instrumentais por cores facilitando a separação, classificação e o processo de montagem e evitando o extravio dos materiais.
CENTRO OBSTÉTRICO E MATERNIDADE
*Rolador de Paciente
Aquisição de rolador para os pacientes contribuindo com o trabalho da equipe de enfermagem na transferência do paciente entre mesa cirúrgica/maca/cama, diminuindo o esforço físico e evitando lesões ergonômicas nos colaboradores.

*Segurança
Instalação de porta eletrônica nos acessos à Maternidade, restringindo o acesso e garantindo a segurança dos pacientes.
COMERCIAL
*Orçamento Informatizado
Informatização do orçamento, agilizando o atendimento ao cliente e permitindo melhor comunicação com os setores envolvidos.

*Faturamento de Atendimentos Externos
Maior controle e redução do tempo de atendimentos externos, proporcionando agilidade no recebimento das faturas.
ENGENHARIA
*Caldeira
Ampliação do funcionamento da caldeira por 24 horas e troca do sistema abrandador, possibilitando melhor controle da qualidade da água e proteção do equipamento contra corrosão e desgaste por ação química, oferecendo maior conforto aos clientes e colaboradores e redução do consumo de energia elétrica

*Manutenção Preventiva
Implantação do controle de manutenção preventiva com cadastro de todos os equipamentos e disponibilização dos relatórios no sistema para acompanhamento pelos gestores

*Obras e reformas
Melhorias na estrutura predial do HNSG proporcionando melhor conforto e maior eficiência e segurança aos clientes e colaboradores
FARMÁCIA
*Farmácia Clínica
Controle diário de dose e dias de tratamento dos ABT (antimicrobianos) nas UTI's, em parceria com o SCIH, proporcionando ao paciente a administração do medicamento na dose correta e pelo período preconizado

*Tira de Mat/Med
Revisão da separação da tira de materiais e medicamentos por horário, agilizando o processo de dispensação pela farmácia e utilização dos mat/med pela enfermagem;

*Kit's cirúrgicos
Revisão da composição dos kit's cirúrgicos proporcionando a otimização da disponibilidade dos materiais e medicamentos dispensados para as salas cirúrgicas, reduzindo o volume de devoluções;
FINANCEIRO
*Sistema de custos
Inserção dos custos no sistema dos contratos e liberação para os gestores, envolvendo-os no gerenciamento para redução dos custos das áreas

*Notas fiscais eletrônicas
Notas Fiscais gerada pelo tasy a partir da fatura hospitalar proporcionando agilidade no atendimento, redução do tempo de emissão e maior segurança das informações aos clientes

*Gestão de contratos
Implantação do módulo da gestão de contratos proporcionando a confiabilidade e a disponibilização geradas para acompanhamento do orçamento pelos gestores
FISIOTERAPIA
*Estúdio de Pilates
A clínica passou a oferecer aos clientes e colaboradores nova técnica de condicionamento físico, representando um diferencial para o serviço.

*Acompanhamento dos pacientes aos exames
Implantação da rotina de acompanhamento dos pacientes das UTI's para realização de exames, proporcionando maior segurança no atendimento

*Cortinas da clínica de fisioterapia
Realizada a troca das cortinas da clínica proporcionando maior conforto e privacidade ao paciente
GESTÃO DE PESSOAS
*Ações de Prevenção
Implantação da mascote Gracinha como indicador de acidente nos setores demonstrando o status de acidente dos setores e envio de relatórios mensais dos acidentes aos gestores, envolvendo todos nas ações de prevenção de acidentes ocupacionais

*Treinamento aos Brigadistas
Implantação de treinamentos mensais e estruturação da equipe de Brigadistas em grupos (extintores, hidrantes, evacuação e primeiros socorros), garantindo a capacitação dos profissionais para atendimento em emergência

*Projeto PcD
Implantação do projeto PcD, possibilitando esclarecer e incentivar os gestores na contratação de pessoas com deficiências
GESTÃO DE RISCOS
*Plano de Gestão de Risco
Elaboração do plano de gestão de risco e reestruturação da comissão de segurança institucional, proporcionando a análise e revisão de situações que envolvam a segurança dos clientes e colaboradores

*Notificação de Riscos
Elaboração de pasta setorial e treinamento para comunicação de eventos adversos via tasy, proporcionando incentivo à notificação de evento adverso e ações preventivas e corretivas, garantindo a segurança do paciente
HIGIENIZAÇÃO
*Aquisição de Equipamentos
Aquisição de equipamentos que agilizam a higienização das áreas e proporcionam melhoria nas condições ergonômicas das colaboradoras durante o processo de limpeza

*Estoque dos Produtos de Limpeza
Controle de estoque dos produtos de limpeza pela área de Higienização agilizando o lançamento e dispensação de produtos de limpeza para as colaboradoras da Higienização e requisitantes de outras áreas.
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
*Novos equipamentos
Aquisição de novos equipamentos automatizados e backups nos serviços de Imunologia e Bioquímica proporcionando qualidade e rapidez dos resultados dos exames

*Otimização do tempo de coleta no PA
Priorização do tempo dos protocolos médicos do PA com adoção do indicador de tempo médio de coleta, proporcionando agilidade no diagnóstico do paciente

*Fluxo para realização de exames
Novo fluxo de realização dos exames do centro cirúrgico, com tempo médio estimado em aproximadamente cinco minutos para cirurgias com alto grau de complexidade, agilizando o resultado dos exames
LOGÍSTICA
*Qualificação dos Fornecedores
Avaliação e qualificação dos fornecedores externos proporcionando integração com os principais fornecedores do HNSG e garantindo a integridade e qualidade dos produtos e serviços prestados

*Cotação Web
Cotação via Web proporcionando maior agilidade na realização do processo de cotação e otimizando o trabalho da equipe de compras

*Digitalização dos documentos
Digitalização dos documentos do cadastro de fornecedores garantindo a atualização dos arquivos e vigência dos documentos
NÚCLEO DA QUALIDADE - NUQ
*Informatização da Gestão da Qualidade
Implantação da função Qualidade no tasy, garantindo o gerenciamento e segurança das informações da Gestão da Qualidade e proporcionando mais agilidade nos processos internos e interação sistêmica entre os setores

*Pesquisa de satisfação do cliente interno
Implantação da Pesquisa de Satisfação entre setores clientes e fornecedores, proporcionando a comunicação efetiva e ações de melhoria nos serviços prestados internamente

*Painel de Bordo
Implantação de painel para divulgação dos indicadores estratégicos e setoriais, proporcionando a disseminação das informações e o envolvimento de todos os colaboradores no atingimento das metas
RELACIONAMENTO COM CLIENTES
*Vagas e Transferência de Leito
Criação de instrumento único para gerenciamento de vagas, reservas e transferências de leito proporcionando melhor efetividade na distribuição dos leitos

*Novo fluxo Pré-Anestésico
Ampliação do espaço físico e implantação da ferramenta de consulta pré-anestésica no sistema Tasy proporcionando aumento no número de consultas e a garantia das informações médicas

*Câmeras e catracas
Terceirização dos serviços de portaria, implantação de serviços de mensageiros e ascensoristas, instalação de câmeras de monitoramento, catracas, cofres nas acomodações, rondas e sistema informatizado para identificação de colaboradores e baixa das altas de pacientes promovendo maior segurança, agilidade e conforto para clientes e colaboradores
SERVIÇO DE APOIO, DIAGNOSTICO E TRATAMENTO - SADTS
*Pronto atendimento: Protocolos (Sepse/IAM)
Implantação de protocolos médicos proporcionando aos pacientes mais agilidade e eficiência no diagnóstico e tratamento precoce.

*Hemodinâmica: Lavadora ultrassônica
Aquisição de novo equipamento proporcionando uma lavagem mais segura e eficaz dos materiais.

*Anatomia Patológica e Centro de Diabetes
Novo espaço físico para Anatomia Patológica e implantação de setor específico no tratamento de Diabetes, disponibilizando atendimento médico especializado aos clientes, com uma infra-estrutura completa para atender a demanda da realização dos procedimentos
SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - SCIH
*Serviço de Epidemiologia Hospitalar
Criação do SEHP proporcionando o gerenciamento dos protocolos clínicos estabelecidos, revisão, sistematização e confiabilidade na coleta de dados e indicadores hospitalares

*Auditorias
Implantação de auditoria do Protocolo de Precauções em higiene e enfermagem auxiliando na melhoria dos processos relacionados com a prevenção de infecções em pacientes hemato-oncológicos

*Novo Indicador
Criação do indicador de aparecimento de novos multi-resistentes nas UTIs proporcionando um instrumento indireto de avaliação de eficácia do PURA (Programa de Uso Racional de Antimicrobianos) e do Protocolo de Precauções
SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA - SND
*Buffet e Refresqueira no refeitório
Aquisição de novos equipamentos proporcionando melhoria na qualidade e segurança alimentar dos colaboradores da Instituição.

*Cardápio Especial
Elaboração de cardápio diferenciado e sofisticado para o atendimento de pacientes e acompanhantes do 4AP2
SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE ROUPAS - SPR
*Enxoval para UTI Pediátrica
Confecção de ninho, travesseirinho impermeável e fronha, capa para incubadora e rolos de fibra de silicone. Estes novos itens trazem mais aconhego ao bebê.

*Processo de Dobragem
Após análise em parceria com a enfermagem, foi definida uma nova forma de dobragem de campos verdes, agilizando o processo.

*Fios de Costura
Implantação de fios de costura mais resistentes à temperatura das máquinas e produtos, reduzindo o número de peças em reparo e aumentando a disponibilidade de roupas nos setores
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - TI
*Melhoria no controle de anti-spam
Implantada a Barracuda que é uma solução integrada de hardware e software para proteção completa do servidor de email. Sendo fácil de usar, e de custo acessível para a eliminação de spam e vírus.

*Ferramenta NOC
Implantada uma ferramenta gerencial e de monitoramento NOC (Network Operation Center) a qual nos permite o monitoramento das redes, servidores e serviços, possuindo visão pró-ativa do ambiente e muitas vezes de forma antecipada evitando problemas que possam ocorrer.

*Servidor e Storage de armazenamento de dados
Implantada nova distribuição dos equipamentos com a aquisição da storage e servidor. Com a reformulação o acesso para gravação e pesquisa das informações do Tasy e SENIOR ficou muito mais rápido e seguro aos usuários dos sistemas
UNIDADES DE INTERNAÇÃO
*Orientações a pacientes e familiares
Elaboração de manuais e informativos de orientação a pacientes, familiares e visitantes das Unidades de TMO e Hematologia, proporcionando maiores esclarecimentos, conforto e segurança

*Kit's Precaução
Implantação de kits individuais de precaução, proporcionando melhorias no controle efetivo de infecções

*SAE
Implantação da sistematização da assistência de enfermagem nos setores através do sistema Tasy proporcionando melhorias na assistência, cuidado e segurança dos pacientes
UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
*Protocolo de manuseio restrito para crianças de baixo peso
Aquisição de capas para as incubadoras isolando a luminosidade, ninhos e redes para a acomodação dos bebês, mantendo assim a criança calma e tranqüila e diminuindo o gasto de energia e período de internação.

*Certificação ouro da 3M para prevenção de lesões de pele
Certificado reconhecendo o trabalho do hospital na prevenção de lesões de pele em pacientes acamados sendo o primeiro hospital a receber este reconhecimento em Curitiba e o segundo no sul do país.

*Informatização
Informatização das ferramentas de avaliação dentro das UTIs facilitando a utilização de ferramentas já conhecidas dentro da enfermagem na avaliação da complexidade assistencial e no dimensionamento adequado de pessoal dentro do contexto de uma unidade crítica de cuidado. tos, termo de recusa de procedimentos
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