Hospital Nossa Senhora das Graças
Qualidade e Segurança
GESTÃO DE RISCOS

O Hospital Nossa Senhora das Graças possui um setor próprio para gerenciar seus riscos, que visa prevenir qualquer evento anormal dentro da instituição que possa causar danos pessoais ao cliente e colaboradores, ao meio ambiente e à imagem da empresa.

A Gestão de Riscos atua integrada a todas as áreas do HNSG, com o foco principal de PREVENÇÃO, desenvolvendo planos de melhoria, termos de consentimento, entre outras atividades. Para isso, todos os setores do HNSG possuem identificação de seus riscos, com descrição de procedimentos de prevenção. Além disso, a gestão de riscos conta com o apoio dos colaboradores do HNSG, treinados para realizar notificações, via sistema, referentes a quaisquer queixas técnicas e/ou eventos ocorridos.

A atuação do HNSG na área de gestão de riscos é fortificada com a parceria entre o Hospital e a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), através da sua participação no projeto HOSPITAL SENTINELA, que congrega os maiores hospitais do país com a finalidade de subsidiar a ANVISA nas ações de regularização do mercado.


Riscos hospitalares e planos de melhoria

Todas as instituições de saúde possuem riscos, que podem ser classificados em:
Ambiental;
Sanitário;
De infecção;
Civil;
Ocupacional;
Biossegurança.

Para todo evento identificado é necessário desenvolver Planos de Melhoria ou Contingência, que sistematizam os procedimentos a serem seguidos ou ativados em resposta a uma situação de crise, para garantir o contínuo funcionamento da instituição.

Desta forma, evitam-se interrupções das atividades, minimizam-se as perdas (humanas, financeiras, de informação ou outras) decorrentes daquela situação, bem como se amenizam os impactos aos clientes e usuários da instituição.


O HNSG possui 27 importantes planos de contingência e procedimentos que visam a prevenção de eventos. Entre eles estão:

Troca de Bebê Após o Nascimento;
Cirurgia em Paciente Errado;
Cirurgia em Parte Errada do corpo;
Identificação dos Pacientes;
Prevenção de Queda;
Prevenção de Lesão de Pele;
Rapto Infantil;
Prevenção de perda ou troca de amostras para análise;
Incêndio e Explosão;
Reação Transfusional;
Prevenção de suicídio de paciente internado.

Termos de consentimento

O HNSG possui TERMOS DE CONSENTIMENTO para diversos procedimentos realizados na Instituição. Estes termos além de orientarem os clientes quanto aos riscos e cuidados quanto ao procedimento que será realizado, garante mais segurança e contribui para a fortificação de confiança entre médico e paciente. Entre eles estão: termos de consentimento para procedimentos cirúrgicos invasivos e anestésicos, para internamento em UTI, para a realização de exames contrastados, transfusão sanguínea, partos, termo de recusa de procedimentos.

Compartilhe
twitter
facebook
Envie para um(a) amigo(a)