NOTIFICAÇÕES
NOTIFICAÇÃO - O QUE NÓS TEMOS COM ISSO?
A notificação é uma comunicação feita por profissionais de saúde, a fim de relatar o aparecimento de queixas técnicas e/ou eventos adversos relacionados a produtos ou medicamentos.
Notificar, é um ato de cidadania, de compromisso com o paciente, com os profissionais de saúde, com a instituição e mais, compromisso com a população brasileira
POR QUE NOTIFICAR?
A segurança e eficácia dos medicamentos e produtos para a saúde é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde e o sucesso do tratamento do paciente.
A avaliação da qualidade de produtos durante o seu uso fornece informações que ajudam a diferenciar os produtos com qualidade, daqueles que oferecem risco em potencial, contribuindo para que medidas sejam tomadas a fim de fornecer um produto adequado às necessidades dos usuários.
Além disso, o envio de informações à ANVISA, pelo Gerenciamento de Risco, auxilia nos processos regulatórios do mercado brasileiro de produtos de saúde.
O QUE NOTIFICAR?
Toda suspeita de desvio de qualidade ou evento adverso causado por produto de saúde ou medicamento (Hospital Sentinela).
Não é necessário ter certeza de que o produto ou medicamento é a causa do evento adverso, a suspeita é suficiente para que se notifique.
FARMACOVIGILÂNCIA
Eventos adversos relacionados a medicamentos
Reação Adversa a Medicamentos (RAM):
Reação febril;
Dispneia;
Reação Anafilática;
Tremores;
Urticária;
Prurido.
Mesmo as reações esperadas, descritas em bula devem ser notificadas.
Inefetividade Terapêutica:
Reação ou falta do efeito esperado do medicamento.
Queixa Técnica:
Alterações de cor, odor, viscosidade;
Rotulagem (falta de informações, descolamento);
Embalagens semelhantes;
Falta de conteúdo;
Presença de corpo estranho;
Outros.
TECNOVIGILÂNCIA
Eventos adversos relacionados a equipamentos materias e artigos
Queixas técnicas e eventos adversos envolvendo produtos para a saúde (equipamentos, materiais, artigos médico-hospitalares, implantes e produtos para diagnóstico):
Falha do produto;
Defeito de fabricação;
Mau funcionamento;
Rotulagem incorreta (ausência de nº de lote, prazo de validade, registro na ANVISA, tradução em português);
Instruções de uso e embalagens impróprias ou inadequadas.
HEMOVIGILÂNCIA
Eventos adversos relacionados ao uso de sangue e seus componentes
Eventos adversos envolvendo incidentes transfusionais:
Imediatos: ocorridos durante a transfusão ou em até 24 horas, como:
Reação hemolítica aguda;
Reação febril não hemolítica;
Reação alérgica;
Contaminação bacteriana;
Edema pulmonar não cardiogênico;
Reação hipotensiva.
Tardios: ocorridos após 24 horas da transfusão, como:
Reação hemolítica tardia;
Hepatite B e C;
AIDS/HIV;
Chagas, Sífilis, Malária.
VIGILÂNCIA DE SANEANTES E COSMÉTICOS
Odor forte;
Reações alérgicas durante o uso;
Falha do produto;
Rotulagem incorreta;
Instruções de uso e embalagens impróprias ou inadequadas.
OUTRAS NOTIFICAÇÕES
Terapia Medicamentosa: Notificação Imediata Farmácia – R. 6730/6732:
Medicação incorreta;
Dose incorreta;
Diluição incorreta;
Via incorreta;
Paciente incorreto;
Horário incorreto.
Queda:
Do leito;
Da maca;
Da cadeira;
Mesmo nível.
Pele:
Úlcera de pressão;
Lesão bolhosa;
Assadura;
Escoriação;
Queimadura.
Sondas/Drenos/Cateteres:
Dreno;
Cateter;
Tuboendotraqueal;
SNG;
SVD.
Exames:
Paciente incorreto;
Solicitação incorreta;
Amostra incorreta;
Resultado incorreto.
Cirurgia/Anestesia:
Paciente incorreto;
Parte incorreta do corpo;
Falha anestésica;
Broncoaspiração.
Hemoterapia: Notificação Imediata Banco de Sangue – R. 6519/6578:
Paciente incorreto;
Cianose;
Náuseas/vômito;
Tremores/calafrio;
Taquicardia.
Terapia Nutricional:
Paciente incorreto;
Via incorreta;
Corpo estranho;
Identificação incorreta;
Volume;
Consistência.
Materiais/Artigos/Equipamentos: Complementar Queixa Técnica FO-031:
Mau funcionamento;
Vazamento;
Corpo estranho;
Embalagem;
Não adapta;
Ausência de registro;
Validade expirada.
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