Hospital Nossa Senhora das Graças
Qualidade e Segurança
HOSPITAL ACREDITADO

CERTIFICADO EM EXCELÊNCIA – NÍVEL 3

O Hospital Nossa Senhora das Graças é certificado em nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação é um importante reconhecimento à instituição pela qualidade e segurança nos serviços prestados por meio de processos padronizados e capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores. A gestão da Qualidade fortalece a confiança e satisfação dos clientes, reduzindo riscos através da melhoria contínua dos processos.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR NO HNSG

O Hospital Nossa Senhora das Graças aderiu ao processo de Acreditação Hospitalar em 2003 com o objetivo de aprimorar os procedimentos assistenciais e administrativos, visando um atendimento de excelência ao paciente.

Principais Vantagens da Acreditação no HNSG:
Foco no cliente;
Gerenciamento dos riscos;
Identificação de fornecedores e clientes;
Melhoria contínua na assistência ao paciente;
Trabalho em equipe e cooperação;
Cultura da Qualidade;
Padronização de procedimentos e gerenciamento dos processos;
Aprimoramento de grupos de trabalho e auditorias internas para melhoria dos processos;
Capacitação permanente da equipe;
Resultados alinhados ao Planejamento Estratégico;
Inovações e excelência na execução dos procedimentos.

Conheça a trajetória da gestão da Qualidade no HNSG:

2001- Início das atividades da Qualidade
Gestores de diversas áreas reúnem-se com o objetivo de promover melhorias nos processos do HNSG, visando um programa interno de qualidade.

2003 – Certificação Nível 1
O HNSG recebe a primeira certificação pela ONA como Hospital Acreditado e conquista o Nível 1.

2005 – Comissão da Qualidade
É formada a Comissão da Qualidade composta por lideranças multidisciplinares com o objetivo de promover a Gestão da Qualidade no HNSG.

2006 – Manutenção Nível 1
O HNSG continua sua busca pela melhoria de processos mantendo a certificação como Hospital Acreditado Nível 1.

2007 – Implantação do Núcleo da Qualidade e da área de Gestão de Riscos
Com o objetivo de fortalecer a Gestão da Qualidade, são implantados o Núcleo da Qualidade (NUQ) e a área de Gestão de Riscos.

2008 – Manutenção do Nível 1
A busca pela melhoria contínua dos processos intensifica-se, envolvendo todos os colaboradores do HNSG, mantendo a certificação como Hospital Acreditado Nível 1.

2009 – Certificação Nível 2
O HNSG aprimora seus processos, implanta novos controles e análises, fortalece as interações setoriais, obtendo a certificação como Hospital Acreditado Nível 2.

2010 – Certificação Nível 3
O HNSG implanta e fortalece protocolos multidisciplinares de assistência, aperfeiçoa seus processos, realiza investimentos em tecnologia e novos serviços, incentiva seus colaboradores a inovarem. Com isso, alcança a certificação como Hospital Acreditado com Excelência Nível 3.

2011 - Implantação do SSAP
O Núcleo da Qualidade se torna a área de Qualidade e Planejamento, englobando as atividades de gerenciamento do Planejamento Estratégico do HNSG.
Também é implantado o Serviço de Segurança Assistencial do Paciente – SSAP reunindo as atividades do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Serviço de Epidemiologia (SEPH) e a Gestão de Riscos.

2012, 2013 - Manutenção do Nível 3
O HNSG desenvolve ações de fortalecimento e melhoria de processos, mantendo a certificação como Hospital Acreditado com Excelência Nível 3.

2014 - Recertificação do Nível 3
O HNSG recebe a recertificação de Hospital Acreditado com Excelência Nível 3 como reconhecimento pelo comprometimento com a melhoria contínua de seus processos.

2015 - Implantação do NISP
Dissolvido o Serviço de Segurança Assistencial do Paciente – SSAP, mantendo as atividades do SCIH, SEPH e Gestão de Riscos. Também é implantado o Núcleo Integrado de Segurança do Paciente - NISP com o objetivo de promover ações de divulgação, análise e educação contínua em prol da segurança do paciente.
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