Hospital Nossa Senhora das Graças
Pastoral Hospitalar
Conheça o Serviço
Capela e Missas
Liturgia do Dia
Vela Virtual
Pedidos de Oração
Reflexão
Voluntários
CONHEÇA O SERVIÇO

“Vinde a mim vós que estais cansados e Eu vos aliviarei” (Mt 11,28)

Por meio da Pastoral Hospitalar, o Hospital Nossa Senhora das Graças leva a palavra de Deus e presta assistência religiosa aos pacientes, como Unção dos Enfermos, Confissão, Eucaristia, Benção, Batizados de Emergência e Atendimento Individual.

Pastoral lembra a ação do pastor, aquela que acompanha, cuida, orienta e protege o seu rebanho, em todas as situações da vida, especialmente no momento da fragilidade. Assim são as ações da Pastoral Hospitalar do HNSG, realizadas por uma equipe formada por Assistentes Espirituais (Irmãs), Capelão (Frei), colaboradores Administrativos, voluntários e ministros da Eucaristia.

São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marillac, fundadores da Companhia das Filhas da Caridade, a qual pertencem as Irmãs que trabalham no Hospital , já no século XVII orientavam as Irmãs a prestarem assistência a pessoa como um todo.

Irmã Suzane Guillemin, Superiora geral das Filhas da Caridade dizia “é necessário fazer da técnica o veículo da ternura de Cristo”.


A Pastoral HNSG é desenvolvida da forme ecumênica e respeitosa, compartilhando e acolhendo as diferenças religiosas. Também convida os líderes de outras dominações cristãs a atenderem. Pastoralmente seus comungantes. Para isto, é preciso que o paciente ou responsável realize a solicitação na Pastoral. O líder religioso deve acatar as normas internas do hospital, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar. Atividades desenvolvidas pela Pastoral Hospitalar no HNSG:


– Visitas para apoio e assistência espiritual, realizadas pelo Capelão;
– Visitas de presença solidária, escuta, atenção às necessidades psico-espirituais dos pacientes, feita pelas Irmãs, diariamente e por voluntários leigos, treinados para esta finalidade;
– Momentos de formação para voluntários, seguindo programa específico;
– Celebrações: Missa para os que desejam participar de segunda à sexta-feira às 18 horas e aos sábados às 16 horas;
– Celebrações em datas especiais, para colaboradores e médicos;
– Momentos de reflexão de forma ecumênica, em períodos especiais, com os colaboradores, atingindo também os pacientes;
– Integração em algumas comissões: Bioética e humanização.


Horário de Visitas da Pastoral Hospitalar:
De segunda à sexta-feira, no período da tarde.
Compartilhe
twitter
facebook
Envie para um(a) amigo(a)