Hospital Nossa Senhora das Graças
Maternidade
Maternidade Graças
Centro Obstétrico
Visita à Maternidade
Lista de Enxovais
Curso para Gestantes
Álbum do Bebê
Nomes e Significados
Dicas

ROTINAS DO SETOR

Na maternidade do Hospital Nossa Senhora das Graças mamãe e bebê ficam juntos durante toda a internação, em Alojamento Conjunto. Ou seja, após o bebê ser liberado pela pediatra, sem restrições, ele sairá do Centro Obstétrico juntamente com sua mãe e permanece com ela 24 horas até a alta hospitalar.

Esse sistema possibilita que a mãe vivencie e acompanhe todos os cuidados com o bebê, recebendo orientações necessárias para a saúde de mãe e filho, além de possibilitar ao bebê maior segurança, pois ao nascer ele irá se deparar com um mundo totalmente novo e esse contato imediato com os pais facilita nessa adaptação.


Cuidados com a Mamãe e Bebê
Conheça tudo o que você vivenciará no HNSG no nascimento do seu filho.

PRIMEIRO DIA:

Da chegada ao Centro Obstétrico

Para Parto Agendado

- A mamãe e o papai chegam ao HNSG e realizam o processo de internação;
- Nesse momento, serão orientados quanto ao número permitido de visitantes durante o período de internação. Lembrando que somente um (de preferência o pai) poderá acompanhar o parto dentro da sala;
- Serão encaminhados ao quarto após o processo de internação no HNSG;
- Uma hora antes do parto a mãe é levada para o Centro Obstétrico para realizar a preparação da chegada do bebê;
- Na sala de admissão ela é examinada pelo médico plantonista e pela equipe de enfermagem. Em seguida, é encaminhada para a sala cirúrgica.

Para parto Normal

- Nos partos normais, como não são agendados, a mãe chega pela entrada do pronto-atendimento e depois é encaminhada para o centro obstétrico. Ficará na sala de pré-parto e processo de internação será realizado por seu acompanhante.

Sala de Cirurgia
- Neste momento realiza-se o pré-anestésico, e somente depois da anestesia, é que o pai ou o acompanhante escolhido pela mãe pode entrar na sala;
- Após o nascimento, o bebe é atendido pelo médico pediatra de plantão. Quando autorizado, o pai pode acompanhar esse atendimento. A mãe permanece no centro obstétrico para o término da cesária;

Sala de Recuperação
- O recém-nascido é encaminhado para uma sala de recuperação (onde fica em uma encubadora de 20 a 40 minutos) para a recuperação da temperatura ideal do corpo;
- Neste período, a cortina da sala é aberta e a família poderá conhecer o bebê;
- Logo após esse período, serão realizados os primeiros cuidados pela enfermagem;
- Será dada a primeira dose de hepatite B na perninha esquerda da criança. E, uma única dose de Kanakion, vitamina K para evitar hemorragia do coto umbilical;
- São realizadas medidas antropométricas (medidas do corpo) e o primeiro banho.
Dica: Atenção mamãe, é importante que você já deixe separada a roupa do bebê para o nascimento. A nossa dica é que você separe kits de roupas contendo tiptop, roupinha de baixo, fralda e meia, colocando cada kit em um saquinho diferente. Assim cada vez que você for dar banho no bebê é só levar o kit pronto.
- Logo após o banho, o bebê retorna a encubadora para aquecer por mais 15 a 30 minutos. Até recuperar a temperatura ideal do seu corpo.

Recuperação pós anestésica
- A mãe permanecerá, por mais ou menos uma hora, na recuperação pós anestésica, em uma sala específica chamada REPAI.

Alojamento conjunto
- A criança será levada a REPAI, juntamente com a mamãe, para o incentivo a amamentação em sua primeira hora de vida. Após isso, a mãe e o bebê são encaminhados juntos ao quarto;
- Ao chegar no quarto, a mãe ficará em uma dieta de suco e água durante seis horas. A dieta será feita alternadamente, ou seja, 20 ml a cada 20 minutos;
- Logo após esse período, a mãe com a ajuda da enfermagem, tomar o primeiro banho;
- Se neste banho a mãe conseguir esvaziar toda a bexiga será liberada para usar a cinta;
- Após o banho será liberado uma dieta leve.

SEGUNDO DIA

Sala de atendimento do bebê
- Logo pela manhã, a equipe de enfermagem realizará os cuidados necessários ao bebê. A mãe e o pai, poderão fazer o acompanhamento o tempo todo;
- Esses cuidados (banho, temperatura, peso, outros) são realizados na sala de atendimento ao recém-nascido (SAREN);
- A mãe poderá tomar o seu banho sozinha e na hora que preferir;
- A enfermagem passará no quarto para medicar e orientar quanto a amamentação.

TERCEIRO DIA

- São realizados todos os cuidados do segundo dia.
- Porém, nesse dia o bebê fará alguns testes

Testes
- A fonoaudióloga passará no quarto para fazer o teste da orelhinha;
- O pediatra fará o teste do olhinho;
- Por último, 48 horas depois do nascimento, a equipe de enfermagem irá realizar o teste do pezinho;

OBS: O diagnóstico desses testes estará relatado na carteirinha do bebê.
OBS. Flores não são permitidas no setor (caso sejam recebidas, a enfermagem irá colocá-la em frente a porta no corredor)
SEGURANÇA
Pulseirinha
Para a promoção da segurança tanto da mãe quanto do bebê, prevenindo a troca e rapto infantil, na entrada do CO (Centro Obstétrico) a mãe recebe uma pulseirinha enumerada e colorida (azul se o seu bebê for menino e rosa se for menina). Quando o bebê nasce, ele recebe uma idêntica. Ambas com a mesma numeração e código, que também são repetidos no clamp colocado no cordão umbilical do bebê. As pulseirinhas são retiradas apenas no dia da alta.

Portaria
O HNSG conta com controles de acessos nas portarias e sistema de Circuito Fechado de TV em pontos específicos, garantindo mais segurança aos clientes. Além disso, a Maternidade Graças encontra-se em uma área de acesso restrito.

Alojamento Conjunto
Na Maternidade Graças o bebê permanece 24h no quarto com seus pais, sendo acompanhado por um familiar na hora do banho, consulta com pediatra, testes, entre outros momentos.

PACOTE
Clique aqui e conheça os pacotes especiais para parto normal e cesariana que o HNSG preparou para internações particulares.
FOTOS E FILMAGENS

O HNSG possui algumas empresas de foto e filmagem cadastradas no Serviço de Apoio ao Cliente. Porém, antes de realizar a contratação, é importante conversar com seu médico, pois é fundamental a autorização dele para realização desse trabalho.

TESTES

O que é o Teste do Pezinho?

O Teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado para detectar doenças que influenciam no desenvolvimento e crescimento do bebê. Entre elas estão: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose cística. São doenças congênitas e de herança hereditária e que se diagnosticadas precocemente podem ser tratadas, prevenindo a deficiência intelectual(retardamento mental) e outras consequências. O teste é gratuito e obrigatório.

O momento da coleta não deve ser feito em menos de 48 horas, pois pode haver a influência do metabolismo da mãe nos resultados, sendo o ideal realizar entre o terceiro e sétimo dia de vida. Com uma leve picadinha no calcanhar gotinhas de sangue são recolhidas para análise. Mais porque no calcanhar? Pois é uma parte do corpo com muitas ramificações de vasos sanguíneos que permite uma maior agilidade na coleta.

Os resultados podem ser obtidos nos hospitais de acordo com suas rotinas ou pelo site: www.diagnosticoprecoce.org

Teste do Olhinho

O Teste do olhinho é feito ainda na maternidade pelo pediatra, para diagnosticar uma série de problemas oculares que podem levar a cegueira. As principais doenças quem podem ser encontradas são: retinopatia de prematuridade, catarata congênita, opacidades corneanas, glaucoma congênito, infecções intra oculares e retinoblastoma (um câncer da retina).

Um foco de luz é direcionado sobre o olho do bebê e obtém um reflexo vindo da retina. Caso o reflexo seja vermelho significa que está tudo bem com a criança. Qualquer resultado diferente exigirá um exame oftalmológico completo. O resultado é visto na hora.

Teste da Orelhinha

Teste da orelhinha é utilizado diagnosticar problemas auditivos em recém-nascidos, proporcionado uma intervenção precoce, fazendo assim com que o bebê tenha um desenvolvimento de linguagem próximo da normalidade.

O exame será realizado, preferencialmente com o bebê dormindo, por uma fonoaudióloga. O bebê não sentirá dor e não há contraindicação. O teste dura entre 3 e 5 minutos e é feito preferencialmente com o bebê dormindo.

CONVENIÊNCIA

Na maternidade do HNSG (2º andar) situa-se a loja Bala de Goma, de presentes e artigos para adultos e bebês. A loja Bala de Goma oferece conforto e facilidade a todos os clientes.


O que você pode comprar na loja bala de goma: roupas de crianças, artigos variados de presentes, pijamas.

Horário de funcionamento:
De 2º a 6º feira, das 9h às 18h
Compartilhe
twitter
facebook
Envie para um(a) amigo(a)